sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resultado da Reunião dos alunos que lutam para não naufragar!



A Reunião foi muito proveitosa, todos os alunos puderam fazer suas perguntas e colocamos todos a par da situação. Decidimos que é de grande importância o maior numero de pessoas possível que puder comparecer na justiça do trabalho para mostrar para a juíza que os alunos não estão dormindo e querem aulas. Pena que não sabemos ainda exatamente o horário que o advogado do sindicato vai despachar com a juíza, mas podemos ir ate la.  Outra coisa que foi dedicido é que os alunos não têm um representante legal para nos defender de todo esse transtorno que se tornou essa greve.
OS DIRETÓRIOS ACADÊMICOS estão correndo atrás de um representante legal para que possamos entrar ou com um mandato de segurança ou mesmo uma ação conjunta no processo.
Esse fim de semana o pessoal dos diretórios vão se reunir para  definir um representante e informar aos alunos como vamos agir. Bom pessoal, estamos tentando fazer algo para termos de volta o que nos foi tirado. Com esse representante vamos tentar definir com a juíza que crie uma conta para que seja pago as mensalidades em juízo, sabemos que a receita da unig ultrapassa e muito as despesas com professores e funcionários que nos foi dito pelo sindicato que gira em torno de R$ 1.108.000,00 a folha de pagamento de professores e funcionários, nos foi colocado pelos alunos de medicina que só os alunos do curso deles pagam mais ou menos R$ 900.000,00, podemos ver que se tiver uma conta para pagamento em juízo e criando uma comissão para que esse dinheiro chegue aos professores e funcionário tudo pode ser resolvido e a greve acabar.
 Bom, esperamos sinceramente que tudo se resolva na segunda e a juíza possa dar por encerrada essa greve.

19 Comentários:

Afonso disse...

Infelizmente não pude estar na reunião. Espero que os objetivos traçados sejam alcançados...
E caso isso não ocorra, não podemos desitir temos que continuar lutando... No final tudo vai dar certo, se não der certo pelo menos vamos saber que oq podiamos fazer fizemos...

Afonso
"5º" período de Farmácia

Anônimo disse...

Obrigado por nos informar sobre tudo. Que seja escolhido logo este representante e que a juíza olhe com bons olhos pra nossa causa.

Anônimo disse...

Força Rogério! Vc esta sendo a maior voz dos alunos. Parabéns pela iniciativa.
Junto ao nosso representante podemos então acionar o MEC sem esperarmos pelo sindicato dos professores q nunca fala pq ainda não procuraram o MEC.

Anônimo disse...

O MEC tem que ser acionadO! Dessa vez não pode passar em branco!

Anônimo disse...

Parabéns, Rogério. Demonstraram muita maturidade e creio que o caminho seja esse mesmo. Isso já foi aventado em uma reunião dos professores e foi dito por um professor de direito que seria difícil pois a juíza não aceitaria pois seria muito trabalhoso. No entanto, não houve concordância geral sobre isso e, segundo um outro professor a juíza acataria sim se fosse julgada a única saída e... coisas dea advogados... Enfim, com certeza esta colocação voltará à tona na próxima reunião e talvez, unidos no mesmo anseio (alunos e professores) a juíza seja favorável ao pagamento das mensalidades em juízo. Abço

Anônimo disse...

VLW ROGERIO.. DIVULGUE A HORA QUE OS ALUNOS VAO LA NA JUIZA QUE EU TB IREI
UM ABRAÇO E OBRIGADO!

Anônimo disse...

Nome: Prof. Nassif - Coordenador
E-mail: acnnassif@netpar.com.br
Mensagem: Olá alunos da UNIG - Esta foi a resposta recebida da SESu sobre ações do MEC diante da situação - "Estamos monitorando a situação da UNIG. Já recebemos denúncias de alunos e professores, e solicitamos à instituição que nos prestasse informações acerca de sua situação administrativa e financeira." - Uma resposta dentro dos tramites legais, mas não me agradou. Contudo na reunião do dia 24 vou pressionar para uma solução definitiva que ajude os alunos a minimizarem consequências das penalidades. Penso que será difícil encontrar e as duas UNIGs caminham para o fechamento. Todos devem começar a buscar alternativas. Lamentavelmente. Abraços.
Data: 15/05/2010 00:56:50

Dever Cumprido disse...

Rogério a iniciativa é boa, creio que é o que faltava, alunos se comprometerem com na busca de uma saída caos reinante na Universidade e entenderem que a luta dos alunos não é contra os professores, pelo contrario, temos um inimigo comum e muito forte a enfrentar, os donos da UNIG. Cobrar dos professores é mais fácil, agora cobrar do inimigo invisível e distante é que é muito mais complicado, mais vamos lá, temos que engrossar essa manifestação, a luta é de todos

Anônimo disse...

Como foi a a manifestação realizada na sexta-feira? Mande noticias.

Anônimo disse...

Temos que resolver o quanto este problema, pois muitos alunos dependem da colação para apresentação de documentação para os aprovados em concursos publicos a serem feitos nos meses de Junho e Julho...
Como podemos resolver este problema???

Grato

+ um aluno que torce pela causa e que espera que VOCÊ seja a nossa liderança...

Anônimo disse...

Eu mandei uma email pra o fantastico e espero q eles tbm possam ajudar,porque já não conseguimos acreditar que terá solução!
E o advogado ja arranjaram?

beijos e obrigada

ALUNO disse...

É IMPORTANTE DEIXAR BEM CLARO PRA JUIZA QUE ESTA AUDIENCIA VAI DEFINIR O FUTURO DE MUITA GENTE, MAIS 15 DIAS TORNARA A SITUAÇAO INVIAVEL.

Anônimo disse...

Porque todos os alunos não se reúnem com os carnês pagos e vão para delegacia e registram ocorrência contra os gestores da UNIG que receberam seus pagamentos e não pagaram os professores Art.168CP e contra os professores para apurar eventual crime previsto no código de defesa do consumidor,já que não deram continuidade a prestação de serviço iniciada no começo do semestre letivo.

Anônimo disse...

Rogério meu nome Marta sou professora do Direito e na reunião dos professores levantei a hipótese de que através de um pedido de antecipação de tutela, os pagamentos do mês de maio e subsequentes fossem bloqueados para recebimento na Unig e em bancos credenciados e que os alunos fossem avisados através de todos os meios de comunicação possíveis que o pagamento das mensalidades deveriam ser depositados em conta judicial especifica para a finalidade de pagar os professores,ocorre que um professor levantou a questão de que não conseguiriamos a liminar, pelo fato de que o judiciário não teria estrutura para fazer os pagamentos,então foi sugerido a criação de um grupo para gerir os valores e a minha proposta era de que com a liminar deferida em mãos, fosse convocada uma reunião com os professores para o fim da greve independente de recebimento,pois a situação financeira estaria controlada e nós receberiamos já que nós professores que sabiamos da situação caótica da UNIG e mesmo assim iniciamos o período letivo, cumpriríamos com a nossa parte permitindo que os alunos tivessem chance de terminar o período e se transferir para outra universidade, já que esta não tem mais jeito, mas minha idéia não foi aceita e perdemos a arrecadação de maio. Aconselho a você e aos alunos que contratem um advogado que possa entrar com um pedido de intervenção de terceiros (já que vocês juridicamente fazem parte desta relação de consumo)lutem por essa liminar e com o seu deferimento busquem reunir-se com os professores e façam a proposta que já fiz na reunião. Vocês alunos não devem quedar inerte diante da omissão de muitos, apesar de muitos não terem essa consciência vocês são os nossos verdadeiros patrões , a instituição somente intermedia a prestação do serviço. Vivemos em um Estado Democrático de Direito, busquem os alunos do Direito que são capazes de encontrar caminhos e soluções. Alunos do Direito mostrem a sua cara , eu sou professora de vocês e estou dando exemplo e conheço a capacidade dos meus alunos. Martinha

Rogerio Moraes disse...

Professora, obrigado pela informação. Toda informação é bem vinda, pois temos que ter todas as possiblidades para ver a mais sensata para que possamos agir.

Rogério Moraes

Anônimo disse...

Parabéns para a professora acima. Obrigado pela ajuda.

Caro Rogério a proposta dela deve ser levada em consideração junto ao advogado constituído para nós alunos.

Importante conseguir falar com a juíza amanhã e mostra a ela q este caso é muito maior q apenas problemas trabalhistas.. trata-se de algo q afeta a vida de milhares de pessoas, entre alunos, professores, funcionários e familiares de todos.

Obrigado por tudo e força!!

Anônimo disse...

Tbm acho que O MEC tem que ser acionadO! Dessa vez não pode passar em branco!

ALUNO DA UNIG CAMPUS V disse...

Gente estamos vivendo uma crise enorme na UNIG CAMPUS V, a maior delas, pior que os salários atrasados dos professores, é a falta de liderança dos alunos, não há interlocução, todos falando muitas besteiras, inclusive ontem conversei com o sr Paulo ele disse que esta pensando em abandonar o blog, não postar mais nada, por causa das baixarias, vai se comunicar com os professores por email. Isso sim, vai ser pior ainda, ficaremos sem informação nenhuma, eu até pedi a ele para não fazer isso, porque assim perdemos todos.
O sr. Paulo até brincou dizendo que não gosta de usar a palavra aluno, pois sua origem é do latim e quer dizer SEM LUZ, SEM CONHECIMETO e segundo ele até as crianças do jardim de infância têm conhecimento. Depois disso ele sugeriu que criássemos o MESA – movimento dos estudantes sem aulas, já que os DA’s e o DCE não funcionam.
Outra coisa ele não é nada do que falam dele aqui é atencioso e conversa com muita tranqüilidade.

Anônimo disse...

Colegas, a situação é a seguinte:
Conhecemos a qualidade de ensino da Unig não é de hoje. Essa greve foi apenas uma greve declarada, pois quantas vezes chegamos em sala de aula e não tinha professor? Quantas vezes tinha professor e esse mesmo não tinha a mínima vontade em dar aula e nos passar conhecimento?
A REALIDADE é essa, colegas.
E a realidade ainda vai além, eles continuam com muitos pagamentos atrasados. O humor dos professores vai continuar igual ao que nós já conhecemos.

A Unig nunca foi e nunca será a MELHOR instituição de ensino. Alguns optam por ela por ser na sua cidade, outros porque é o único vestibular que conseguem passar, ou até mesmo por pura comodidade, afinal, é muito tranquilo passar de semestre na UNIG e obter o tão esperado diplona ''de baixo dos braços''.

Temos que ter em mente essa REALIDADE!
Então, caros colegas, o que tenho a dizer, é fato conhecido de vocês, só estou aglomerando aqui pra que possam refletir melhor sobre qual decisão tomar a respeito da faculdade. SE TRANSFERE ou CONTINUA NELA.

Vale lembrar, que também não adianta trocar 6 por meia dúzia, que seus problemas podem aumentar com isso. Há várias universidades na região que também não estão dignas de receber nosso dinheiro suado. Então, vale a pena pensar bem, pesquisar, e fazer orçamentos pra ver se cabem no seu bolso, uma vez que trocar de faculdade, pode trazer maiores gastos e tempo. São adaptações, ritmo, professores, colegas, tudo diferente.

Outra opção, é continuar na faculdade, seguir até o fim, com fé que tudo de certo. Se a grande maioria continuar, podemos pensar posito, pois o Dono da Unig, uma vez que realizou os pagamentos desse ano aos professores de nova Iguaçu e agora vem pagando aos de Itaperuna, demonstrou interesse em continuar com a faculdade. Colocou também quadros novos, pintou a universidade toda, etc.

Então, caros colegas, desejo que todos façam a melhor escolha, e indepentente dela, BOA SORTE a todos.